quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo Brasil por 48 horas



Operadoras de telefonia celular do Brasil receberam, nesta quarta-feira (16), uma determinação judicial para bloquear o aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.
A medida passará a valer a partir das 0h de quinta-feira (17). As empresas informaram por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) que acatarão a decisão.
O pedido foi determinado sob pena de multa pela Justiça de São Paulo e seu autor está sendo mantido em sigilo. Em fevereiro deste ano, a Justiça de Teresina, no Piauí, já havia determinado que todas as companhias suspendessem o funcionamento do aplicativo. Na época, o pedido foi recusado e o serviço voltou ao normal pouco depois.
As operadores de telefonia já vêm alertando o governo sobre a necessidade urgente de regulamentar o aplicativo, que faz chamadas de voz via internet.Para elas, este é um serviço de telecomunicações e não poderia ser prestado pelo aplicativo e outros do mesmo tipo.
Amos Genish., presidente da operadora Vivo, deixou bem clara a sua opinião de que o aplicativo é uma “pirataria pura”, devido ao fato de, segundo ele, funcionar como uma operadora no Brasil mas que não conta com regras regulatórias, fiscais e jurídicas. Ou seja, uma operadora sem licença.
Segundo Genish, as operadoras do Brasil precisam de licenças e autorizações que são concedidas e reguladas pela Anatel para funcionarem no país, enquanto o Whatsapp funciona como uma operadora mas está “isento” dessas burocracias.
Outros tipos de aplicativos com a mesma proposta como o iMessenger da Apple também não foram poupados pelo presidente da Vivo, que afirmou que eles utilizam dos números das operadoras para mandar mensagens de forma gratuita e agora inclusive para fazer ligações.

Fonte: YAHOO NOTÍCIAS

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Voo Natal-Cabo Verde inicia operação neste mês de novembro


Aeroporto terá 11% de aumento na quantidade de pouso (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)A partir da segunda quinzena deste mês de novembro, os potiguares podem pousar na ilha de Cabo Verde, em voo direto saindo do aeroporto internacional governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A confirmação do voo para à Ilha do Sal foi anunciada pela assessoria da Inframerica.
Para o início da rota, a Inframerica aguarda a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O voo será operado pela companhia Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que já opera voos em Fortaleza e Recife. A empresa possui um hub no terminal aéreo.
O voo tem duração de três horas e meia e a previsão é que a passagem gire em torno de US$ 370, ida e volta. A partir da Ilha do Sal, os passageiros podem fazer conexões para cidades da Europa, como Paris (França), Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda) e Bérgamo (Itália).
Segundo Nogueira, a expectativa com esse novo voo é transformar Cabo Verde num centro de conexões para a Europa e com tarifas competitivas. O valor anunciado é de US$ 370 dólares ida e volta.
Créditos  (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)/ Matéria Portal no Ar